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segunda-feira, 5 de novembro de 2012

TIM é líder em críticas nas redes sociais entre operadoras, diz estudo


Pesquisa feita pela WebSIA e o instituto Data Popular aponta que a TIM é a operadora com o maior percentual de críticas nas redes sociais. 

Segundo o estudo, as operadoras de telefonia geraram mais de 200 mil conversas nas redes sociais em um período de seis meses, sendo que 20% das mensagens --ou 40 mil-- eram críticas aos serviços oferecidos pelas companhias. 

Dentre as operadoras analisadas, a segunda mais criticada foi a Oi. A Nextel, por outro lado, foi apontada como a única empresa que apresentou mais comentários positivos do que negativos. 

A Vivo e a Claro tiveram opiniões positivas e negativas equilibradas. 

O estudo não detalha a quantidade de reclamações por operadora. 

OUTRO LADO
 
A TIM afirma que monitora, com apoio de uma equipe interna e consultoria especializada, os comentários postados nos sites de relacionamento e as observações dos clientes são utilizadas no aprimoramento da qualidade dos serviços e do atendimento da empresa. 

A companhia afirma que lançou a versão beta do Portal Qualidade TIM na última quarta-feira (31), permitindo aos consumidores acompanhar a evolução da rede da empresa e as ações de melhoria, de acordo com o plano apresentado à Anatel em agosto de 2012. 

Segundo a companhia, o site mostra, entre outras informações, o mapa real de cobertura --incluindo áreas de sombra, onde o serviço de telefonia móvel não funciona adequadamente--além da infraestrutura atual e planejada.
De acordo com a Oi, a companhia vem desenvolvendo ações de melhoria de qualidade em sua plataforma digital e possui canais oficiais nas redes sociais que, simultaneamente à divulgação de dicas e novidades sobre as principais ofertas e serviços da companhia, realizam atendimento aos clientes. 

No Twitter, a companhia afirma que presta atendimentos personalizados aos clientes por meio de mensagens privadas e que, após o lançamento da página oficial da Oi no Facebook foi criada uma uma ferramenta de atendimento: o aplicativo Oi Responde. Nele, o cliente preenche formulário com seus dados cadastrais e envia mensagem à companhia com a sua questão. 

A Oi afirma que é a única empresa de telecom do Brasil a disponibilizar este recurso na sua página oficial do Facebook. A companhia afirma que também está presente no Youtube, onde os usuários podem assistir a vídeos, como campanhas, tutoriais e webseries, além da cobertura de eventos patrocinados pela Oi através de suas plataformas de conteúdo. 

A companhia diz que desenvolveu um plano estratégico de longo prazo, que prevê investimentos de R$ 24 bilhões de 2012 a 2015. Desse total, R$ 6 bilhões estão sendo investidos somente em 2012, dos quais grande parte é destinada à expansão e melhorias de infraestrutura de rede e na operação de atendimento da companhia. 

A Claro afirma que foi a primeira operadora a lançar um blog corporativo no Brasil, em julho de 2008. A companhia diz que, naquela época, já monitorava as redes sociais para acompanhar o que era dito sobre a marca. De lá pra cá, a companhia diz que estendeu a presença para Twitter, Youtube, Orkut, Facebook e Google+. 

Desde então, a Claro diz que interagiu com os internautas e tratou os casos mais críticos, afirmando que interage, atualmente, com cerca de metade dos internautas que falam sobre a Claro no Twitter. Segundo a empresa, a meta é atender 100% dos casos no futuro. 

A Telefônica-Vivo informa que investe constantemente na melhoria dos serviços e do atendimento e que as redes sociais têm sido uma ferramenta importante de comunicação da empresa com os usuários. A utilização desse canal, de acordo com a empresa, tem colaborado no processo de aprimoramento do relacionamento da companhia com seus clientes. 

Todos esses esforços, diz a empresa, apresentam resultados significativos, destacando o IDA (Índice de Desempenho de Atendimento, da Anatel) --em que a companhia afirma ter obtido a melhor colocação em 40 dos 41 meses pesquisados pelo órgão, entre as operadoras com atuação nacional. 

A Nextel informa que está constantemente ampliando seus investimentos em treinamentos, processos e contratações dos canais de atendimento ao cliente, buscando manter o nível histórico de excelência e satisfação dos consumidores que sempre caracterizou sua atuação. 

A empresa destaca que implementou neste ano um projeto de SAC 2.0. O serviço, que atende a todos os internautas no Twitter e Facebook, atualmente, registra tempo aproximado de resposta de 8 minutos, batendo a média de mercado que é de duas horas. Além disso, diz a companhia, cerca de 45% das ocorrências são resolvidas logo no primeiro contato, ou seja, diretamente pelos analistas de SAC 2.0, sem envolvimento de outras áreas da operadora. 

Fonte: Portal Uol

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