Pages

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

VII Congresso da ADUERN Debateu Automonia Financeira e Carreira Docente



Os professores da UERN se reuniram na cidade de Patu, no VII Congresso da ADUERN, neste final de semana, para definir o posicionamento da entidade sobre os temas Autonomia Financeira e Carreira Docente. O evento teve início na noite da última sexta-feira, 19, com a Plenária de Abertura.

Na ocasião, a mesa foi composta pelos professores Flaubert Torquato, presidente da ADUERN; Geraldo Carneiro, 2º vice-presidente da Regional Nordeste II do Andes-SN; Milton Marques, reitor da UERN; Aluísio Dutra, representante da ADUERN; Jozenir Calixta, diretor do Campus de Patu; Josevaldo Cunha, 1º vice-presidente da Regional Nordeste II do Andes-SN e conferencista da noite; e o acadêmico Saulo Spinely, presidente do DCE.Todos os componentes da mesa destacaram a importância do evento e das temáticas que iriam ser discutidas ao longo do VII Congresso.

Depois da solenidade de abertura, foi realizada a Conferência, que teve como expositor o professor Josevaldo Cunha. O conferencista abordou a temática central do evento através da exposição dos casos das universidades que conseguiram a autonomia financeira, além da luta dos professores das federais para a reestruturação da Carreira Docente.

No sábado, 20, pela manhã, foi realizada a Plenária Autonomia Financeira. Os professores Valdomiro Morais e Telma Gurgel, representantes da ADUERN, na comissão interna de Autonomia Financeira da UERN, expuseram as discussões da comissão. O professor Alessandro Nóbrega também destacou sua tese sobre a temática. Os professores deliberaram que a discussão de Autonomia Financeira se dará na comissão interna que apresentará o relatório final, juntamente com um percentual, à ADUERN.

À tarde, ocorreu a Plenária Carreira Docente. A temática foi exposta pelo professor Geraldo Carneiro, que apresentou a proposta do Andes-SN, e pelo professor Alessandro Nóbrega, que destacou sua tese. Os docentes deliberaram que os princípios da proposta do Andes-SN nortearão as discussões sobre a reestruturação do Plano de Cargos e Salários na categoria. Também ficou decidido que os trabalhos do GT Carreira Docente serão retomados para intensificar as discussões. Outra deliberação é que será realizada uma assembleia para deliberar sobre a proposta elaborada pelo GT. Sobre condições de trabalho, foi deliberado o número máximo de 40 alunos, por sala, além da garantia de liberação dos professores para capacitação, com garantia de substituição. Também se deliberou que os professores substitutos podem assumir outras atividades além de ensino.

VIII Congresso da ADUERN será realizado em Natal
A Plenária Final foi realizada no domingo, 21. Na ocasião, foi aprovada Moção de Repúdio à intervenção do Ministério Público Federal (MPF) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também foi definido o local do próximo Congresso da ADUERN. Os professores deliberaram que o VIII Congresso será realizado em Natal.
Fonte e Fotos: ADUERN
 
Outras Imagens do VII Congresso da ADUERN
 Abertura
 Palestra de Abertura sobre Autonomia Financeira
 Debate sobre Autonomia Financeira
 Debate sobre Carreira Docente

Fonte: Blog da Folha Patuense

0 comentários: