Pages

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Patu Celebra seu Jubileu de Diamante



A história conta-nos que exato no dia 26 de outubro do ano de 1952, um domingo, que a Igreja Assembleia de Deus conseguiu construir e inaugurar seu primeiro templo na cidade de Patu estado do Rio Grande do Norte. Naquele mesmo dia houve o casamento do irmão Rossival Sabóia, que era o primeiro dirigente deste trabalho na ocasião, a inauguração bem como o casamento do dirigente, foram celebrados pelo então Pr. Presidente da AD RN Eugênio Pires. Em novembro daquele mesmo ano foi fundada a Escola Bíblica Dominical, onde pode ver o trabalho crescendo com mais estabilidade, tendo em vista que a igreja já possuía seu templo próprio, porém os cultos nas residências dos irmãos sempre eram realizados, como até os dias atuais
 
                        O irmão Rossival Sabóia, continuou a frente dirigindo este trabalho por mais sete anos subseqüentes, onde recebia visita e ajuda dos obreiros que vinham das cidades de Caraúbas e Mossoró, foi quando numa festa no ano de 1959, na cidade de Mossoró, ele solicitou ao Pr. Presidente Eugênio Pires, que enviasse um obreiro para a cidade de Patu, uma vez que o trabalho precisava ser mais dinâmico. Assim sendo o pastor presidente designou para pastorear a AD em Patu, o então presbítero na época João Fernandes Praxedes, o qual permaneceu do ano de 1959 até o ano de 1965.

                        Em 1965, assumiu a direção da igreja o saudoso Pr. João Gomes da Silva, que vencendo muitas dificuldades, construiu os templos nas cidades de Almino Afonso e Frutuoso Gomes. O Pr. João Gomes da Silva, de saudosa memória chegou a presidência das Assembleias de Deus no Rio Grande do Norte no ano de 1993, vindo a falecer em agosto de 1998, num trágico acidente automobilístico na BR 101. Em julho do ano 1971 o Pr. João Gomes entrega o pastoreado da igreja ao Pr. José Juvêncio da Silva, no qual permaneceu conosco até o ano de 1975. Com a saída do Pr. José Juvêncio foi designado o saudoso Pr. Jocelino Cavalcante que permaneceu dirigindo esse trabalho até o ano de 1994, no qual o seu pro fincou trabalho foi marcado pela obra social entre os irmãos, bem como o trabalho espiritual com toda igreja. 

Em 1994 toma posse o Pr. Josino Maciel Bezerra, que conosco permaneceu até fevereiro de 1998, quando foi transferido para a cidade de Santo Antonio do Salto da Onça, sendo que o mesmo foi substituído pelo Pr. José de Anchieta, no qual permaneceu apenas quatro messes na direção da Igreja. Em julho de 1998, a convite pessoal do saudoso Pr. João Gomes, então Presidente da IEADERN, o Pr. João Batista da Silva Filho tomou posse na AD Patu, Ficando até 11 de maio de 2006, indo posteriormente para a cidade de Santo Antonio do Salto da Onça cidade na qual passou a estar com o Senhor na glória, porém seus ensinamentos e seu exemplo perduram até os dias atuais. Após a saída do saudoso Pr. João Batista, assumi o Pr. Valdemar Félix Sobrinho, que conduz o rebanho do Senhor Jesus durante quatro anos de forma sábia e dedicada. Em trinta de agosto do ano de 2010 o Pr. Valdemar passa o cajado para o Pr. Francisco Coriolano Neto, o qual recebeu essa missão das mãos do Pr. Martin Alves Presidente das Assembleias de Deus do Estado do Rio Grande do Norte. O Pr. Coriolano vem conduzindo os destinos da nossa igreja conforme os ensinamentos bíblicos e mantendo a doutrina neo-testamentária. Nesses dois anos de pastoreado em Patu, o referido pastor iniciou a construção do novo templo que certamente Deus proverá todos os recursos necessários para a realização e concretização desse grande empreendimento. O Pr. Coriolano e toda igreja patuense pode dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor”.

                        Como Diácono e membro desta gloriosa sexagenária Igreja não poderia ficar calado ou deixar de falar algo que enobreça a nossa congregação. Concluindo esse pequeno documentário parabenizo cada irmão e irmã patuense, no qual hoje, cada um de nós escrevemos mais uma página na história da cidade de Patu e no rol da história da Assembleia de Deus do nosso querido Rio Grande do Norte.
                        Podemos fazer nossa as palavras do salmista Davi: “Este é o dia que fez o Senhor regozijemo-nos e alegremo-nos nele”. Salmo 118:24.

Carlos Magno F. Godeiro
Diácono

0 comentários: