Pages

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Manifestante é atingido por bomba de efeito moral durante protesto


 (Sylara Silvério/Divulgação) 

Um protesto contra o aumento das passagens em Natal foi realizado no final da tarde dessa quarta-feira (29), na BR-101, e o Batalhão de Choque da polícia foi ultilizado para a segurança do local. De acordo com informações da Delegacia de plantão Zona Sul, Marcelo Lima, estudante de comunicação social da UFRN, foi levado ao local por desrespeito a polícia, por ter sido ferido acidentalmente e orientado pelos policiais a sair do local, mas não obedeceu. O jovem foi ouvido na delegacia e liberado em seguida. Ele teve seu rosto atingido por uma bomba de efeito moral, que teria sido atirada pelos policiais, e deverá ser submetido a um exame no Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) nessa quinta-feira.

Segundo informações do Inspetor Cabral, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram 2h com o trânsito totalmente bloqueado no local. A PRF ainda não confirma o número de manifestantes, mas acredita-se que pelo menos mil pessoas estiveram no local.

Estudante atingido relata como foi o caso

 (Divulgação/MarceloLima/Facebook).

"Estilhaços da bomba atingiram em cheio o meu rosto, muito próximo do olho direito. Depois de uma dispersão inicial da multidão, decidi procurar os policiais para saber quem estava no comando da operação, pois a minha intenção é realizar denúncia contra o responsável pela lesão corporal sofrida", relatou o estudante Marcelo Lima sobre o episódio.
 
"Sem pensar duas vezes, os policiais me prenderam, justificando “desacato à autoridade”. Denilson (um dos policiais) segurou-me pelo braço e trancou dentro de um camburão. (...) Fiquei no camburão por volta das 20h20 até as 20h55, quando cheguei à delegacia de Plantão de Candelária. Na delegacia, um policial civil ouviu minha versão e também a de um dos policiais militares. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) que resultará em uma audiência no dia 11 de setembro”, contou ainda o estudante em seu perfil.
 
O protesto O protesto foi articulado pelas redes sociais e contou com a participação, principalmente, de estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O aumento das passagens foi divulgado na última segunda-feira (27), durante entrevista coletiva com o secretário municipal de Mobilidade, Márcio Sá. De acordo com a prefeitura de Natal, o reajuste de 9,44% é apenas um repasse da inflação dos últimos 18 meses.

Fonte: DNonline

0 comentários: