Pages

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Prefeitura de Janduís emite nota sobre violência na cidade


Prefeito criticou falta de apoio do Estado

A Prefeitura de Janduís, cidade distante 286 Km de Natal, enviou uma nota à imprensa tratando da falta de segurança no município. O prefeito Salomão Gurgel Pinheiro afirma na nota que não tem poder ou competência para combater os crimes de pistolagem no município. 

Salomão Gurgel diz que procurou as autoridades estaduais para solicitar ajuda, mas nunca obteve êxito. "Infelizmente, enquanto o Estado se omite, as autoridades competentes transferem entre si responsabilidades, os janduienses são submetidos a uma situação constrangedora de insegurança e medo", reclamou. 


Confira a íntegra da nota:

"Na tarde de ontem, 14 de junho, um jovem trabalhador de apenas 21 anos, Edivaldo Marcio de Oliveira, foi assassinado na estrada da zona rural de Janduís. Em menos de 7 dias, é o segundo assassinato na mesma localidade. A freqüência de mortes por violência é acompanhada por
requintes de crueldade e selvageria.

Não há explicação, nem justificativa, para entender o nível de barbárie que a marginalidade impõe ao povo de Janduís.

Sem poderes, nem competência para enfrentar os crimes de pistolagem, que agora se transformam num processo banal de mortes por vingança por motivação fútil e incontrolável, o Poder Municipal vem, ao longo dos últimos anos, exigindo dos órgãos de Segurança do Governo do Estado e da Justiça, a quem compete a preservação da segurança e da paz dos cidadãos de Janduís e do Rio Grande do Norte, que ajam de acordo com as suas obrigações legais a fim de que a população janduiense possa se livrar, efetivamente, do estado de medo e intranqüilidade a que vem
submetida nos últimos anos.

O Prefeito Municipal pleiteia, sem sucesso até o presente momento, o aumento do efetivo policial, a designação de um delegado e agentes da Polícia Civil, como também, de Juiz e Promotor efetivos e as condições necessárias para que os policiais possam realizar as suas atividades de repressão ao crime e de garantir à população a devida tranqüilidade.

Lamentavelmente, o que ouvimos das autoridades competentes são as mesmas afirmativas: não temos efetivo, não temos recursos para operações, falta transporte, não se libera dinheiro para pagamento de diárias, os juízes demoram nos pedidos dos mandados de busca, apreensão e prisão.

Infelizmente, enquanto o Estado se omite, as autoridades competentes transferem entre si responsabilidades, os janduienses são submetidos a uma situação constrangedora de insegurança e medo. Pessoas adoecem, famílias retiram-se do Município, criando-se um momento triste de
desesperança.

Porém, continuamos mantendo viva a esperança de que o Governo do Rio Grande do Norte e os seus órgãos de Segurança, como também, a Justiça possam, finalmente, sensibilizar-se com o terrível sofrimento a que é submetido o nosso povo pela ação permanente e impune da marginalidade."


Fonte: Tribuna do Norte

1 comentários:

Carlos Silva disse...

mas me diga uma coisa, Salomão não é o prefeito nota 10 da região? Cadê o prestigio dele junto a associação dos prefeitos do brasil e a presidentA? poque ele não aproveitou a entrega do premio para denunciar esses problemas a nivel nacional?